quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Leis são como salsichas, ou salsicha é uma Lei?


Salsicha não é jornal, mas:

- podem ter
uma ou mais espécies de animais de açougue;
- podem ser embutidas em envoltório artificial e tingidas;
- podem conter estômago, coração, língua, rins, medula, miolos, fígado, tendões, pele e gorduras;
- amidos, agentes de liga, aditivos, acúcar, conservantes e nitritos;
- e....... água! Ufa!

Tudo isso são
Os Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade de Carne Mecanicamente Separada de Salsicha -INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4, DE 31 DE MARÇO DE 2000. Ou seja, salsicha é uma Lei.

Mortadela também é uma
Lei bem parecida, só que nesse caso pode vir toucinho também.

A ignorância é uma bênção, mas informação nunca é demais, nem que seja pra falar mal!

E pra falar mal, eu gosto:

- nuggetts: carne mecanicamente separada de frango (pele, penas, osso, cartilagem), frito, que não tem gosto de nada, precisa de um catchup pra descer, e não sai do seu organismo.

- miojo: esse até que é gostoso (o de tomate da turma da mônica), mas tem muita gordura, não tem muitos nutrientes, não tem nenhum antioxidante. Dá pra comer 2 vezes por semana, no máximo. Não é macarrão.

- salsicha: é a comida que seu corpo mais detesta. Não, é a salsicha empanada frita. Não, é a salsicha empanada frita à parmeggiana.

- azeite: só está aqui por causa da fama dele de fazer bem pra saúde. Não é unânime, ele faz MENOS MAL à saúde que outros óleos. Corte, diminua, coloque apenas aquele fiozinho de azeite, como antigamente, e não entuche de azeite, como acontece hoje em dia.

E pra falar bem:

- bananas: é barato, fácil de comer, rápido (5 segundos e tá pronto), tem vitaminas, antioxidantes, fibras. Seu intestino fica jóia.

- maçã: é barato, fácil de comer, rápido (lave por 2 segundos e já pode comer), vitaminas, fibras, antioxidantes.

- verduras: é mais barato ainda do que as frutas, não é tão rápido, requer um preparo (lavagem, raspagem, picar etc.) mas depois dá pra fazer de tudo, refogar, fazer um sopão.

- castanhas: é caro mas não precisa comer muito, aliás umas 4 unidades já satisfazem.

- manga: uma manga inteira e você não precisa comer por 2 horas. Eu demoro 5 minutos pra lavar, cortar e comer uma manga. Pra lavar a mão e tirar os fiapos do dente mais 3 minutos. Isso é fast-food. E é relativamente barato.

- aveia: é bom porque não é processado, nem adoçado, nem beneficiado. É ela, pura como ela é, por isso faz bem. É barato pra caramba, é gostoso, combina com banana, mamão. Tem proteínas, carboidratos compexos, fibras prum cocô vistoso.

Falando mal de novo:

- Bife: mesmo retirando a gordura aparente, toda carne vem com gordura (ela está "entre" as fibras musculares) e colesterol. Já quanto se mata o boi, tudo vai apodrecendo (não é que nem fruta, que você pode comprar verde e ela vai amadurecendo na sua casa, à temperatura ambiente). Tanto que você tem que comprar refrigerado. E algumas partes congeladas. Que outra coisa você tem que congelar para preservar (ou parar a putrefação)? Cadáveres. Cadáveres são congelados para evitar o "maturamento". Pra comer, TEM que fritar, esquentar, refogar, e isso libera agentes nocivos ao corpo. Não tem fibras alimentares, ou seja, não passa pelo intestino de acordo, pra empurrar a carne você precisa ingerir outras fibras (frutas, verduras, legumes). Experimenta num churrasco comer só um monte de carne e cerveja. No outro dia, adeus intestino, e arrume algo pra ler na privada. Polui o planeta e ainda tem que matar um bicho pra isso. Se você pensar bem, vale a pena trocar o prazer do gosto de carne na boca por evitar todas essas complicações que deste ato decorrem. Não tem vitamina C também.

- Leite: o único ser merecedor do seu deguste pra leite é a sua própria progenitora, que ainda bem já parou de te dar faz tempo, depois de todo o crescimento básico foi estabelecido. É... você gostava muito, espermeava pra ter um pouquinho de leite. Depois disso, é besteira tomar leite de outro animal, ainda mais de outra espécie. Não foi feito pra humanos, foi feito pra bezerros, e quem fez foi a mãe-natureza, Deus, Allah, Mustafah, Sei Lá, mas uma entidade que manja de nutrição muito mais do que os donos de empresas de laticínios e de nutricionistas formados que fazem trabalho de faculdade pegando os press-releases dessas empresas.

- Açúcar: Colocar aonde?

----------------------------------------------------------

Eu fiquei bravo. Fui enganado. Achei que carne fosse um alimento indispensável na dieta humana. Não sei quem botou isso na minha cabeça.

Será que foi o slogan da indústria da carne?
"Carne: Você Gosta, Você Pode, Você Precisa."

Ou foram os
press-releases sobre nutrição destinados à imprensa podre?

O papel das carnes animais no desenvolvimento humano é histórico. Nos períodos de intempéries, eram fonte de energia. Serviram para aumentar nosso cérebro e ficarmos mais inteligentes. Agora que somos inteligentes o suficiente para entendemos de nutrição, podemos parar! Já foi! E vou mais longe:
testes com animais devem parar também! Primeiro: nenhum animal quer ser cobaia/escravo de outra espécie (especismo). Segundo: como estamos mais inteligentes, podemos substituir testes com animais por outras soluções até mais eficazes (Vioxx funcionava com ratos e matou milhares de pessoas).

Cedo ou tarde especismo vai ser crime. Assim como estamos colocando metas para redução de emissão de CO2, coisa impensável há 20 anos atrás, quem sabe daqui algum tempo vamos ter metas de redução do número de cabeças-de-gado cortadas no Brasil? Se vai acontecer, porque não começar já? Acorda Legislativo!

A Matemática é: Menos Bois = Mais Floresta

Vamos acelerar!




Um comentário: