terça-feira, 26 de janeiro de 2010

No oil! Do you hear me? No oil!


Não, azeite não faz bem à saúde. Vou falar de novo: Azeite não faz bem ao coração!

Azeite é óleo, é um produto refinado. Uma colher de azeite equivale a uma garrafa de azeitonas.

Existem diversas outras fontes de gordura mais confiáveis e naturais que o seu corpo pode usar: do abacate, do coco, das castanhas, nozes, sementes (gergelim) etc.

Vamos deixar as coisas bem claras: Dos óleos, o azeite é um que FAZ MENOS MAL à sua saúde. Afirmar que um carro não é vermelho não quer dizer que ele é azul. Da mesma maneira afirmar que o seu colesterol fica mais baixo se consumir azeite em vez de gordura saturada não quer dizer que o azeite reduz seu colesterol. (procure "dr vogel olive oil" no Google)

Se você não quiser cortar o azeite de sua dieta tudo bem. Mas também não é para despejá-lo na salada como se fosse o verdadeiro néctar das artérias desobstruídas, e sim fazer como antigamente, um fiozinho, lembra?

O Dr. Caldwell B. Esselstyn defende uma dieta específica para reverter arteriosclerose (principal causa de morte no mundo ocidental), chamada dieta R.A.V.E. (sem comidas Refinadas, sem ingredientes Animais, sem óleos Vegetais, sem Excessões):

Angiograma depois de aprox. 60 meses em dieta baseada em vegetais,
redução drástica de óleos refinados e medicamentos redutores de colesterol.
Fonte: Caldwell

Estudo (em inglês):

"Azeite ou manteiga, os dois entopem as artérias do coração do mesmo jeito." Aos 30 minutos e 10 segundos do vídeo abaixo, ele fica bem enfático.

Make Yourself Heart Attack Proof (Torne-se à prova de ataques cardíacos):



-----------------------------------------------------------
Update:

O óleo que eleva menos o colesterol é igual ao cigarro dessa propaganda de 1960 que causa menos tosse (recomendado por médicos):





Um comentário: