terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Peixe é essencial?



Eu vou falar logo de peixe, que é um dos pontos mais polêmicos do vegetarianismo.

Desde que surgiram alguns rodízios de sushi em São Paulo por 17 reais, com sashimi de salmão, eu comecei a desconfiar.

Descobri que você tem a chance de estar comendo um animal que mudou de sexo (eles injetam hormônios no macho, as fêmeas são maiores), ou seja, carregado de hormônios. E corantes, pois os salmões de rio "cultivados" têm a carne clara.

A ignorância é uma bênção. Mas eu já sei, não adianta, eu sei que eu não preciso de peixe para viver, eu sei onde vou achar a tal gordura omega-3 de cadeia longa que me deixa inteligente. Nas algas, a comida dos peixes. E até algumas algas e peixes têm o gosto parecido.

Por mais que eu achasse que peixe é essencial para a saúde, hoje eu sei que não é assim. Ele não é indispensável. Não há nele nenhum nutriente exclusivo, ou seja, que só ele tem. Aliás, a única coisa que só o peixe tem é a alta chance de intoxicação alimentar e contaminação por mercúrio. Além de gordura saturada e colesterol.

Portanto, sim, você pode ficar sem peixe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário