quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Snatch, exercício de potência


O snatch/arranco ou arranque, um dos tipos de levantamento olímpico, é o melhor exercício para potência.

Se você já consegue fazer levantamento terra/deadlift e agachamento acima da cabeça/overhead squat, o próximo passo é pegar o peso do chão e levá-lo acima da cabeça em um único movimento de força e explosão.

Força + Velocidade = Potência.

Entre todos atletas olímpicos, os levantadores de peso são os que têm o salto vertical mais alto, ou seja, são os mais fortes.





Antes de "arrancar" um determinado peso, você precisa treinar ANTES os movimentos complementares. Então vamos destrinchar o snatch em movimentos separados do final para o começo. Essa é a ordem que eu uso para aquecer:

- Overhead Squat: É o exercício básico do snatch. Treine sempre. Se você não tem uma suporte de agachamento/squat rack, aqui está um vídeo mostrando a maneira de levar a barra do chão até acima da cabeça com segurança. Também mostra como abortar o levantamento caso você perca o equilíbrio:


- Snatch Balance: Antes do snatch completo, teste o peso nesse exercício.



- Hang Snatch: Para treinar sua puxada e a velocidade de descida. Ajuste fino do recrutamento motor.



- Snatch/arranco ou arranque: É próprio movimento olímpico. Pernas, glúteos, costas, abdômen, trapézio, ombro e braços são os principais músculos recrutados. Mais fácil falar que recruta o corpo todo! Corredores de velocidade/sprinting usam o snatch para correr mais rápido, aumentar a explosão, a potência. Se você quiser pular mais alto ou melhorar sua performance em outros esportes, treine o snatch.



Mulher também pode:



Veja como é rápido:


Qualquer um pode fazer:



Análises biomecânicas do arranco ou arranque/snatch:








Nenhum comentário:

Postar um comentário