quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ômega 3, vitaminas e suplementação


O ômega 3 da linhaça é de cadeia curta. Existe ômega 3 de cadeia longa derivado de algas (e não de peixe) da marca DEVA e V-Pure, custam em torno de U$ 30 e vêm com 90 cápsulas (3 meses). São 3 (três) meses de ômega 3 de cadeia longa por 100 reais sem precisar de peixe, e se alternar com cápsulas de óleo de linhaça ou farinha de linhaça dura 6 (seis) meses.

Esse ômega 3 de cadeia longa, também chamado de DHA, NÃO é considerado essencial, pois o corpo converte o ômega 3 de cadeia curta que você ingere normalmente na alimentação (nozes, castanhas etc.) em DHA, mas a taxa de conversão é pequena, em torno de 3%.

Alguns dizem que é suficiente, outros defendem uma suplementação. Prefiro suplementar tanto com o de cadeia curta (de linhaça, fazendo meu corpo não esquecer de como se faz a conversão) quanto o de cadeia longa (alga).

Outra suplementação é uma vitamina D em spray. É do tipo D2, não derivada de animais. As do tipo D3 vêm de cérebro de porcos e outros materiais suspeitos. Você também pode tomar SOL pra sintetizar essa vitamina.

A B12 com alimentos enriquecidos, spray, e vez ou outra um complemento de ferro que tem 800% do diário de B12.

Complemento de Zinco, Magnésio e Cálcio. Um pote dura bastante. Bom para reconstrução muscular e melhora o sono.

Cuidado ao complementar com vitaminas A, D, E e K. São vitaminas lipossolúveis e o excesso NÃO é excretado pelo organismo. Ou seja, em excesso, são tóxicas. Por isso cuidado com aqueles multivitamínicos que têm tudo. 1 por semana não fará mal.

Todo esse papo de suplementação é muito interessante, MAS, o fato é que não é comida de verdade. Comida de verdade é fruta, saladas, verduras, sementes, castanhas etc.

Como já dizia o bom filósofo: "Deixe o alimento ser seu remédio e não o remédio ser seu alimento."

Quanto MAIS você comer coisas frescas, minimanente processadas, dando ênfase à alimentos crus, MENOS sentirá fome e vai acabar comendo bem pouquinho, pois o seu corpo já estará com os nutrientes necessários. Restrição calórica é o único procedimento cientificamente comprovado que aumenta a expectativa de vida dos objetos em estudo.


Curiosidades:

- Foi feito um estudo com vegetarianos nos E.U.A. e descobriram que eles tinham deficiência em 2 vitaminas.
- O mesmo estudo foi feito com pessoas que comiam carne "normalmente". Esse grupo tinha deficiência em 8 vitaminas!




Um comentário:

  1. olá,

    gostaria de saber como posso comprar esse omega 3 de cadeia longa no Brasil.

    Roseli

    ResponderExcluir